Use uma senha para proteger os arquivos no pendrive ou disco externo

O BitLocker é um recurso presente em algumas edições do Windows para criptografar o disco onde o sistema está instalado usando um chip de criptografia presente na placa-mãe do computador. Discos externos e pendrives podem ser criptografados usando o BitLocker To Go sem a necessidade desse chip. Vejamos um passo a passo de como proteger seu dispositivo usando uma senha:

Passo 1: Formate o pendrive em exFAT. Embora o BitLocker To Go funcione com outros sistemas de arquivos, exFAT foi especialmente desenvolvido para pendrives. Usar NTFS pode reduzir o tempo de vida do pendrive e FAT32 já é um sistema de arquivos antigo. Para disco externo você pode usar NTFS normalmente.

Neste exemplo, meu pendrive está identificado como "D". Selecione ele, em seguida na parte superior em Ferramentas da Unidade > Gerenciar > Formatar.

Passo 2: Instalação do BitLocker. Selecione o pendrive ou disco externo no menu do Explorador de Arquivos, vá em Gerenciar > BitLocker > Ligar BitLocker.



Passo 3: Escolha uma senha que pelo menos contenha letras e números. Uma senha fácil demais não será aceita.



Passo 4: Salve a chave de recuperação ou a imprima. Essa chave será necessária caso você esqueça a senha. Se esquecer a senha e não tiver a chave de recuperação, seus arquivos estarão perdidos para sempre. Então, salve em um local seguro e não apenas no computador.


Passo 5: Escolha que parte deve ser criptografada. Eu recomendo usar a opção mais rápida que criptografa apenas arquivos em uso e os novos adicionados posteriormente. Você deve se preocupar em criptografar o disco inteiro apenas se tiver dados que foram apagados do disco e podem ser recuperados por ferramentas de recuperação de dados (arquivos apagados do pendrive ainda podem ser recuperados mesmo depois de formatados). Se nada de importante foi apagado, escolha a opção mais rápida.


Passo 6: Escolha o modo de compatibilidade com versões mais antigas do Windows. Afinal, seu pendrive ou disco externo será conectado em diferentes sistemas.



Passo 7: Agora, sempre que conectar seu pendrive ou disco externo será exibida uma notificação no Windows 10 para desbloquear a unidade com uma senha. Se for seu computador para uso pessoal, o BitLocker oferece mais opções, como desbloquear automaticamente a unidade sem solicitar senha. Para outros computadores ainda será solicitado. Isso torna mais prático o uso do dispositivo.


Pronto! Seu pendrive está configurado. Para alterar ou remover a senha, desligar o BitLocker To Go e outras opções acesse a seção do BiLocker no Painel de Controle. Para qualquer dúvida, deixe um comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ele chegou! Windows 10 Creators Update já está disponível

Ainda usando o Windows Phone? Atualize para o Windows 10!