Ele chegou! Windows 10 Creators Update já está disponível



A terceira versão do Windows 10 já está disponível através do Windows Update. Se seu computador não recebeu automaticamente o novo sistema, talvez você precise usar o Assistente de Atualização para fazer uma atualização manual ou baixar o Windows 10 para instalar em outro computador. Mas, o que há de novo no Windows 10 Creators Update (Atualização para Criadores)? Veja a seguir as principais novidades, que se encontram no app Dicas, que já vem nativo no Windows 10.

Navegue melhor e mais rápido com o Microsoft Edge

Reserve guias no Microsoft Edge
Navegar na web com o Microsoft Edge está ainda melhor. Uma das principais novidades é o novo modo de organizar suas guias. Com apenas um clique você consegue expandi-las e visualizar os sites em miniaturas. Abriu várias guias e precisa delas mais tarde para continuar de onde parou? Agora é possível reservar as guias abertas para visualizá-las quando desejar. Há também um novo recurso para ler livros no formato eletrônico ePUB e muitos livros serão vendidos na Windows Store (a venda de livros ainda não está disponível no Brasil). O Edge também está mais seguro, e você ainda pode usar recursos exclusivos, como a integração com a Cortana e desenhar em qualquer site para compartilhar com um amigo usando o Windows Ink direto do navegador. Vale lembrar que o Edge já possui suporte para extensões, como traduzir sites e bloquear propagandas. Vamos falar sobre várias delas em um futuro artigo.

Explore, crie e compartilhe em 3D

Usando a ferramenta adesivo no Paint 3D
Crie modelos 3D do zero no novo Paint 3D! Criar desenhos 3D ficou muito fácil. Você pode inclusive criar desenhos em 3D a partir de imagens em 2D. Há no app alguns modelos prontos para ser seu ponto de partida. Crie, pinte, cole adesivos. Sua imaginação é o limite.

Uma nova maneira de organizar o menu Iniciar

Criando pastas de bloco no menu Iniciar
Para limpar espaço no menu Iniciar, agrupe seus blocos de aplicativos em pastas arrastando-os e soltando-os sobre outro bloco, algo bem conhecido para quem usa ou já usou o Windows Phone e Windows 10 Mobile. Particularmente eu não gostei muito, pois ele não funciona como no Windows 10 Mobile, onde é possível, dentro da pasta, escolher o tamanho dos blocos e ver eles se movimentando dinamicamente. Tal recurso pode aparecer em uma futura atualização. Outra novidade (essa, sim, gostei), é a possibilidade de esconder a lista de aplicativos que ficam ao lado dos blocos dinâmicos. Selecione o botão Iniciar e então selecione Configurações  > Personalização > Iniciar, você pode personalizar a lista de aplicativos para ficar oculta, mas ainda acessível através de um ícone no menu Iniciar. A organização fica bem parecida ao Modo Tablet.

Personalização ficou mais pessoal

Configurações de personalização de temas
Personalize a aparência do Windows 10 com temas. Sim, um antigo recurso do Windows 10 voltou após várias solicitações dos Insiders. Os temas modificam cores, papel de parede e sons. Selecione o botão Iniciar, em seguida selecione Configurações  > Personalização para visualizar e brincar com todas as configurações. A Loja possui vários temas prontos para serem baixados.

Durma melhor com uma luz noturna

Configurações de luz noturna ligado e desligado
Os visores emitem luz azul — o tipo de luz que você vê durante o dia. O Windows agora pode exibir cores mais quentes para descansar seus olhos e tornar o sono mais fácil a noite.
Selecione o botão Iniciar, em seguida selecione Configurações > Sistema > Tela. Ative a Luz noturna ou selecione Configurações da luz noturna para definir sua própria agenda.

Escrita à tinta com o Office 2016

Windows Ink no PowerPoint
Use seu dedo ou sua caneta digital para anotar e editar documentos com facilidade, riscar palavras que deseja retirar, circular textos para selecionar e realçar com precisão.

Configurações aprimoradas para ajudá-lo

As Configurações foram detalhadas para tornar as pesquisas e a obtenção de ajuda mais simples. Aplicativos e Jogos possuem agora suas próprias categorias de configurações, e links para dar suporte, feedback e outras ajudas estão mais disponíveis. Selecione o botão Iniciar e então selecione Configurações para conhecer.
Uma novidade bem interessante é o Modo Jogo. Quando ativado, o Windows fará que os jogos executem em modo de prioridade e coisas não importantes, que poderiam reduzir o desempenho dos jogos em execução, serão colocados em baixa prioridade para usar o mínimo de recursos do computador. Um futuro artigo falará desse novo recurso do Windows 10.

Assista vídeos 360° de graça e muito mais

O aplicativo Filmes & TV agora contêm previamente vídeos 360° que permitem que você olhe (ou mexa o mouse) para cima, para baixo e para todos os lados enquanto o vídeo é reproduzido. Você também pode acompanhar os trailers de filmes, receber recomendações com base em seus hábitos e procurar e comprar novos filmes e programas de TV diretamente no aplicativo.

Mantenha-se seguro com o Windows

Central de Segurança do Windows Defender
O Windows Defender agora é o Windows Defender Antivírus, com antivírus interno e proteção contra ameaças, bem como opções da família para ajudar a manter sua segurança online. Visite a Central de Segurança do Windows Defender para ver como o Windows está ajudando a proteger seu computador.

Tem muitas novidades legais na Atualização para Criadores do Windows 10. Esses foram os destaques exibidos no app Dicas, que já vem pré-instalado. Navegue pelo app para conhecer mais o sistema, inclusive com vídeos que mostram como usar novos recursos. Em futuras matérias mostrarei alguns desses recursos separadamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Use uma senha para proteger os arquivos no pendrive ou disco externo

Ainda usando o Windows Phone? Atualize para o Windows 10!